segunda-feira, 12 de maio de 2008

Seminário Mulheres JPT – Pra construir uma juventude lilás

Juliana Terribili

Nos dias 19, 20 e 21 de abril aconteceu, na cidade de São Paulo, o I Seminário de Mulheres da Juventude do PT. Esse encontro contou com a presença de cerca de 90 jovens de diferentes estados do país. Foram três dias de debates, discussões, momentos de socialização de experiências nos movimentos e no PT (subsidiados por textos de formação feminista) e de intervenções artísticas. Toda a metodologia foi pensada para discutirmos e aprofundarmos nossas principais bandeiras do movimento de mulheres - como a legalização do aborto, a violência contra mulher, a mercantilização do corpo e da vida das mulheres, etc. -, e também nosso partido, suas limitações e principais desafios para as mulheres petistas no próximo período.

Esse encontro promoveu uma reflexão profunda do que é ser mulher, quais dificuldades que enfrentamos na sociedade e na nossa militância e, a partir disso, como deveríamos nos organizar para combater o machismo que está presente no nosso cotidiano. Para tanto, mostrou-se fundamental que esse seminário fosse um espaço das mulheres, pois a partir da auto-organização pudemos criar identidade política e solidariedade entre nós, o que nos fortalece enquanto militantes, já que visualizamos a opressão que sofremos e pensamos coletivamente nas alternativas para romper com essa situação.

A data em que ocorreu o seminário foi importante, pois coincidiu com o processo de construção do I Congresso da Juventude do PT. Num momento em que a juventude petista elabora sua política e organização, pautar uma plataforma feminista é essencial para que não haja nessa nova organização juvenil espaços que desqualifiquem e oprimam as jovens militantes e, para além disso, se construa campanhas de combate ao machismo, levantando nossas reivindicações históricas. É por esse fator que o seminário pôde contribuir com nossa militância, pois as participantes, ao longo das atividades, foram se capacitando para intervir nas diversas áreas de atuação e também na JPT.

Com a aprovação do I Congresso, a JPT deixou de ser um setorial do partido, dando a possibilidade da militância jovem se articular em outras frentes de atuação. Isso significa que as jovens podem se organizar, também, nas secretarias de mulheres e fundir a pauta da juventude com a pauta das mulheres. A realização do I Seminário das Jovens do PT contribuiu também nesse aspecto, pois saímos mais preparadas para intervir e nos articular nesses dois espaços políticos.

Esse seminário foi um pontapé inicial para a construção de uma juventude feminista e por isso, não pode se encerrar nele mesmo. O feminismo deve ser assunto para muitas reflexões coletivas e também para estarmos mais preparadas na luta pela conquista de nosso espaço e na superação da desigualdade. A construção de espaços de auto-organização é fundamental para que as petistas organizem ações internas e externas, retomando o feminismo como central na construção de uma nova sociedade.

O I Seminário das Mulheres da JPT deve servir para fomentar nossas ações futuras. Ações essas que já aparecem como proposta para o Coletivo da Juventude do PT, mas que não serão as únicas, pois estamos unidas por uma causa e coletivamente vamos traçando nosso caminho na construção de uma Juventude do PT mais lilás!!!


Juliana Terribili é membro do Coletivo Estadual da JPT/SP e militante da Marcha Mundial das Mulheres

Um comentário:

Fernanda disse...

Oi Ju, olá mulheres que participaram do seminário, olá mulheres que não participaram, mas estão na luta feminista. Que bom saber que vontade e compromisso de que os debates não se encerrem naquele momento está presente. Foi ótimo para a FES e a FPA poder construir este espaço com vocês.
Abçs
Fernanda Papa