domingo, 16 de março de 2008

Superar a organização setorial

Os setoriais ao longo da história do PT tem sido responsáveis por uma série de importantes formulações do partido acerca dos mais diversos temas. Porém, este modelo de organização é voltado para as questões internas do partido e tem pouca capacidade de realizar o diálogo e a disputa das nossas posições na sociedade. Além disso, no último período, com a vida partidária girando em torno, principalmente, das disputas eleitorais, essa tendência se reforça, transformando os setoriais em espaços apenas de formulação de programas de governo e avaliação de políticas públicas.

Além disso, os setoriais são organizados em uma lógica superestrutural. O próprio estatuto do PT prevê apenas as instâncias em níveis estadual e nacional. Não há hoje qualquer preocupação com o enraizamento na base partidária, ou seja, nos bairros e municípios.

Em nosso entendimento, o Coletivo Nacional da Juventude do PT acertou ao propor que o nosso I Congresso fosse organizado a partir dos municípios. Acreditamos que a partir desta construção será possível criar uma dinâmica de organização dos jovens petistas nas cidades, algo que hoje fica restrito a um pequeno número de locais.

Nenhum comentário: