domingo, 16 de março de 2008

Apresentação

O 1º Congresso da Juventude do PT é um marco para nossa história. Ele nasce de uma necessária reformulação na nossa forma de elaboração política e por um novo modelo de organização da nossa juventude, que incorpore o conjunto de jovens que se referenciam ou já são filiados ao partido. A convocação do 1º Congresso também traz consigo um balanço crítico da atuação de nossa juventude nos últimos anos ainda que identifiquemos avanços pontuais.

Assim, acreditamos que se abrirá, a partir desse congresso, um novo período de atuação e construção da JPT, onde estaremos mais preparados para intervir na conjuntura, capazes de inserir uma maior parcela da juventude brasileira na vida política do nosso país.

Também estará em jogo como iremos nos preparar para a disputa ideológica que atualmente se trava em nosso país e no mundo. É necessário reafirmarmos os valores do socialismo, da democracia e da igualdade em meio à discussão sobre os avanços e os rumos do 2º mandato do governo Lula.

A situação política favorável que vive a América Latina, o enfraquecimento e o questionamento global às políticas neoliberais e ao imperialismo norte-americano, faz com que a retomada do debate sobre a construção de alternativas ao neoliberalismo ganhe novo fôlego. Experiências, ainda que com seus limites e contradições, como Bolívia, Brasil, Uruguai, Chile, Argentina, Nicarágua, Venezuela e Equador, recolocam os movimentos sociais e os trabalhadores como protagonistas da ação política e fazem com que a disputa político-ideológica assuma um novo patamar. O debate sobre a atualidade do socialismo ganha cores vivas e reanima importantes parcelas dos trabalhadores e da juventude.

Por fim, apresentamos esse documento como fruto de reflexões e experiências de militantes petistas de várias regiões do país e diversos movimentos sociais. É uma contribuição que irá se somar às outras elaborações existentes no interior da JPT, buscando sínteses para necessária unidade de ação da nossa juventude, a partir de um diagnóstico completo da juventude no Brasil. As formulações desse congresso serão a base do nosso programa político para a juventude brasileira, e nortearão daqui por diante a militância petista na sua intervenção social, cultural e política.

Entendemos que esse ponto de partida é fundamental para que a JPT reafirme seu caráter socialista, transformador, de massas, plural e democrático.

Nenhum comentário: