domingo, 16 de março de 2008

Uma JPT com presença ativa nos Movimentos Sociais

É fundamental que tenhamos capacidade de organizar a juventude a partir de suas formas de manifestação e demandas específicas. A Juventude do PT deve estar presente no cotidiano dos movimentos sociais.

A nova JPT deve ter espaços de articulação dos jovens petistas nos movimentos, respeitando a autonomia que estes devem ter, Porém, devemos ter capacidade de formular políticas para diversas frentes e movimentos nos quais atuam os petistas.
No movimento estudantil – que tem sido nosso principal espaço de atuação –, é imprescindível a construção de acordos em torno de defesas comuns, em pautas unificadoras da nossa intervenção em conjunto com as juventudes de outros partidos do campo democrático-popular. Por exemplo, podemos pactuar iniciativas comuns para pressionar governos e parlamentos em defesa da educação pública e de qualidade, como a disputa pelo orçamento público.

Sem negar o importante papel que cumpre o Movimento Estudantil, devemos ter clareza de que este não é o único espaço de militância da juventude. Precisamos ter capacidade de identificar, nos inserir, produzir política e atrair para participação na Juventude do PT os ativistas dos mais diversos movimentos, como hip-hop, cultura, meio-ambiente, mulheres, sindical, etc.

Uma ação organizada da JPT nos diversos movimentos deve sempre articular lutas específicas à uma luta geral por transformação e emancipação dos trabalhadores.

Nenhum comentário: