domingo, 16 de março de 2008

Fortalecer as mulheres: Paridade e alternância de gênero nas direções

Atualmente, poucas são as militantes petistas reconhecidas como direção e/ou formuladoras da política da JPT. Apesar das mulheres comporem metade da base partidária, elas tem seu trabalho menos reconhecido e com menor visibilidade no conjunto da militância. A JPT precisa contribuir para avançar na luta contra o machismo e a opressão das mulheres.

É fundamental valorizarmos a participação das mulheres nos fóruns e instâncias de decisão da JPT. Na juventude as mulheres têm mais possibilidades de militar de igual para igual com os homens, já que a maioria ainda não constituiu família e a divisão sexual de trabalho ainda não é tão intensa.

Deste modo, é necessário avançarmos para além da atual política de cotas, instituindo uma proporção paritária de mulheres e homens na distribuição dos cargos de direção da juventude e uma alternância entre homens e mulheres na principal representação pública.

Isso significa defender que as direções sejam compostas do mesmo número de mulheres e homens e que a figura central de direção a cada gestão seja alternada entre uma mulher e um homem.

Essa proposta representa um grande avanço da organização partidária, pois, além de contemplar as jovens que hoje ocupam espaços de direção da JPT, também serve de estímulo para agregar e forjar novas mulheres como lideranças políticas. O fortalecimento da participação das mulheres na juventude também terá fortes reflexos na vida partidária a longo prazo.

Nenhum comentário: