domingo, 16 de março de 2008

Núcleos como elemento central da nossa organização

Um dos grandes dramas que vivemos no interior da JPT é a ausência de uma política de organização de base para a juventude.

Se queremos uma juventude voltada para a ação política, é necessário que haja dentro da JPT um espaço que organize nossa intervenção cotidiana e nossa militância. Para nós, este espaço deve ser os núcleos. Eles devem ser o centro da nossa organização. Isso significa inverter a atual lógica de organização, construída de forma superestrutural.

Os núcleos devem ser o espaço de ação política da JPT, que dará corpo às campanhas públicas e onde se dará a aproximação de jovens ainda não filiados ao PT, mas que simpatizam com nosso programa e que principalmente querem atuar politicamente conosco nos movimentos. Os núcleos devem ser o espaço concreto de militância dos jovens petistas.

Porém, para que os núcleos da Juventude do PT sejam realidade e não apenas letra morta num regimento (como infelizmente ocorre hoje no PT), eles devem ter poder de decisão na estrutura da nova JPT. Neste sentido, propomos a criação da Plenária Nacional dos Núcleos, como segunda instância de decisão da JPT, estando abaixo apenas do Congresso, e que ela ocorra nos anos em que este não aconteça.

Além da Plenária Nacional dos Núcleos, entendemos que outra forma de dar poder aos núcleos da JPT é no médio prazo instituir como um dos critérios de participação nos momentos de decisão (eleição de direções, delegações etc) a obrigação dos jovens petistas estarem nucleados.

Os núcleos poderão ser construídos por local de moradia, de trabalho, de estudo ou ainda por áreas de atuação, como meio-ambiente, cultura, mulheres, combate ao racismo etc.

Neste sentido, entendemos ser fundamental que o I Congresso da JPT aprove uma política nacional de construção dos núcleos da JPT, reorganizando nossa juventude a partir da base e de suas pautas de intervenção política.

Nenhum comentário: