terça-feira, 20 de maio de 2008

AVANTE! Todas e todos à Brasília

Estamos na reta final do I Congresso da Juventude do PT. A mobilização e o debate gerados pelo processo como um todo, em suas etapas municipal e estadual, já representam uma grande vitória para a concepção que defendemos sobre o novo papel político da JPT.

Conforme balanço anterior, as etapas municipais tiveram o mérito de mobilizar uma enorme quantidade de filiados, muito além de qualquer estimativa otimista, e dar um pontapé inicial no enraizamento de nossa organização junto à base partidária.

Contudo, apesar da grande mobilização, ainda é preciso avançar na elaboração e debate políticos. Diversos encontros municipais careceram de debate, o que pode ser visto como um reflexo da ausência anterior de organização local. Nossa perspectiva é que, no médio prazo, sendo criadas mais Secretarias Municipais e estabelecida uma política de ampliação e fortalecimento dos núcleos, esse quadro seja alterado para um grau maior de politização também na base. Dando conseqüência a nossa política de priorizar a construção das municipais, obtivemos grande sucesso em diversas capitais e cidades importantes.

Por sua vez, os Congressos Estaduais, em sua enorme maioria, conseguiram aprofundar o debate político e apresentar resoluções consistentes para a realidade local. A política apontada em nossa tese, de fortalecimento dos núcleos de base, realização de campanhas públicas e construção de uma juventude militante, presente no cotidiano dos movimentos sociais, com paridade de participação entre mulheres e homens, foi bem recebida pelo conjunto da militância e inclusive incorporada ao discurso das demais teses.

Nossa construção de chapas se deu a partir da nossa política de priorizar e fortalecer a construção da Mensagem ao Partido, o que nos levou a compor chapas em todos os estados com o MAIS. A relação com as demais forças se deu a partir do debate programático e conseguiu estabelecer acordos positivos em termos políticos.

As quebras nas delegações ocorreram com todas as forças de forma semelhante, de modo que mantivemos o nosso tamanho estimado. O campo Construindo um Novo Brasil está com pouco mais de um terço dos delegados, bastante abaixo do esperado. Nós nos matemos com chances reais de vitória, disputando a segunda posição.

Para a etapa nacional, todo o Coletivo Nacional fez um enorme esforço para garantir que houvesse ônibus para o conjunto das delegações, garantindo tratamento igualitário e evitando que prevalecesse o poder econômico de uma ou outra força. O acordo possível foi o comprometimento do PT em arcar parte dos custos dos ônibus, além da estrutura do Congresso. Desse modo, é fundamental que a nossa militância se mobilize para garantir o restante, procurando parlamentares, Diretórios Municipais e Estaduais em acordo com as demais forças que tenham interesse. Sabemos das limitações especialmente de tempo, mas é fundamental compreendermos que este é o momento decisivo para toda a construção que fizemos neste último período.

A definição do congresso se dará pela nossa capacidade de mobilizar as nossas delegações e pela nossa capacidade de construir alianças e de fazer com que nossa linha política seja incorporada e aprovada pelo conjunto das forças. É fundamental que toda a nossa militância se envolva no processo de mobilização das delegações e ampliação do debate político.

Todas e todos à Brasília!AVANTE Juventude do PT!

2 comentários:

Anônimo disse...

será q alguém lê essas coisas?

Anônimo disse...

hummm, acho q não